A aliança entre a medicina e a investigação ao serviço da saúde

Não existe Medicina sem Investigação e a investigação não existiria sem a medicina. Atualmente a saúde de cada indivíduo é assegurada e acompanhada desde o primeiro momento de vida pela Medicina, e não teríamos chegado a um programa medicinal eficaz que melhora a qualidade de vida e vem aumentando a sua esperança média, sem o recurso à investigação. E é dessa aliança entre a Medicina e a Investigação ao serviço da saúde que estamos falando.

 

Medicina

A medicina é uma área do conhecimento associada à restituição e conservação do estado de saúde. O âmbito de atuação da medicina atravessa desde a prevenção à cura da doença. Ela não trata apenas de trabalhar no sentido de erradicar uma doença, ela busca o bem-estar geral tanto aos níveis físico, como ao mental e psicológico. A medicina engloba variadas ciências na sua prática (química, biologia, física, anatomia, etc.) por sua vez a investigação usa como recurso todas essas ciências para garantir que a medicina possa diagnosticar e tratar a doença de modo eficaz. A medicina evoluiu muito desde o seu começo, por isso hoje em dia, estão definidas e desenvolvidas imensas especialidades como a pediatria, dedicada à saúde da criança, a cardiologia, centrada no coração, a dermatologia ligada às doenças de pele.

Investigação

A investigação é um processo vital da medicina. Este processo trata, de modo muito resumido, de aplicar as mais variadas áreas do saber científico, para desvendar problemas relacionados com a doença, os seus mecanismos e a cura. A investigação médica se reflete a maioria das vezes na procura de desenvolvimentos farmacológicos e a busca de novos medicamentos que tragam a melhoria da qualidade da vida humana. A investigação médica tem o reconhecimento da sociedade total, como a própria medicina. São indiscutíveis as vitórias que a investigação já trouxe ao longo da história, como por exemplo a descoberta do hoje tão conhecido antibiótico, que revolucionou para sempre o rosto da medicina.

A sua aliança

Por tudo o que já foi referido, é inegável o avanço que a medicina tomou e continua a seguir, por conta da investigação médica. Ao longo do tempo, o seu crescimento foi “travado” por opiniões públicas que apontavam o lado ético que, por vezes foi afetado pelo trabalho da investigação médica. Mas estão claros todos os benefícios que resultam da investigação para a prática da medicina compensam quando se trata de promover a saúde humana. Sendo esta uma aliança que jamais será quebrada.