Dicas de manutenção em motos que ficam muito tempo paradas

Se você tem uma moto que está parada e acha que não terá gastos com isso, está muito enganado. Saiba que uma moto parada também requer manutenção e por isso deve ficar de olho em diversas coisas para depois não prejudicar o veículo.

Pode ser que ao comprar um carro, sua moto tenha ficado um pouco de lado e quase nem a use mais ou ainda que algo tenha ocorrido para não poder andar de moto por um tempo. Seja qual for o motivo, o importante é ficar de olho no que deve fazer para garantir que sua moto fique nova durante o tempo em que estiver parada.

Veja algumas dicas importantes:

1 – Guarde-a em um local seguro e adequado

Tem gente que acha que só porque é moto pode ficar “em qualquer cantinho”, mas é preciso ficar de olho no local onde sua moto vai ficar. Se não tiver um lugar coberto, invista em uma capa de proteção para que ela fique longe da umidade e mantenha-se limpa.

2 – Deixe os pneus calibrados

Quando souber que sua moto vai ficar parada por algum tempo, lembre-se de calibrar os pneus acima do recomendado pelo fabricante para impedir que eles deformem enquanto a moto estiver parada.

3 – Encha o tanque da moto

Mesmo estando parada, a moto deve ficar de tanque cheio. Mas por que isso se eu nem vou sair com ela? É para o caso de eu ter que usar? Lógico que o tanque cheio serve para um imprevisto quando tenha que usar sua moto que até então estava parada depois de um tempo, mas o fato de ter que encher o tanque quando não for usar sua motocicleta por um tempo deve-se a que a chapa metálica interna do tanque fique em contato com a gasolina e com isso se evite uma oxidação do tanque, já que não entrará em contato com o ar.

Sendo assim, deu para entender que não basta deixá-la com um pouco de combustível, mas sim encher mesmo o tanque.

4 – Sempre que possível, ande com a moto

Mesmo estando parada e cuidando destes itens é importante que você ande com a moto ou peça para alguém fazer isso se estiver impossibilitado. Isso ajuda a preservar a bateria em funcionamento e aumenta sua vida útil.

Há quem ache que só ligá-la um pouco já ajuda, mas saiba que o resultado positivo deve-se a andar um pouco com o veículo, mesmo que seja um pequeno trajeto.

Se você comprou um carro e por isso encostou sua motocicleta, a dica é usá-la diariamente para evitar mais manutenções. Você pode escolher um lugar perto de casa para ir com ela diariamente, como na padaria, por exemplo. Assim você não precisa andar muito e consegue conservá-la da melhor forma deixando sua manutenção em dia.

E então, tem uma moto parada em sua casa? O que faz para cuidar da manutenção do seu veículo e garantir que fique bem conservado, mesmo parado por um tempo? Deixe seu comentário sobre as dicas de manutenção em motos que ficam muito tempo paradas.