Emagrecer pode fazer mal para a saúde?

Cerca de dois terços das pessoas têm excesso de peso ou são obesas. No entanto, há também muitas pessoas com o problema oposto de ser muito magra.
Esta é uma preocupação, pois ter baixo peso pode ser tão ruim para a sua saúde como ser obeso. Além disso, muitas pessoas que não são clinicamente abaixo do peso ainda querem ganhar algum músculo.
Se você está clinicamente abaixo do peso ou simplesmente lutando para ganhar peso muscular, os princípios principais são os mesmos.
Este artigo descreve uma estratégia simples para ganhar peso rapidamente de maneira saudável.

O peso inferior é definido como tendo um índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 18, 5. Estima-se que este valor seja inferior à massa corporal necessária para manter uma saúde óptima.
Inversamente, mais de 25 são considerados obesos e mais de 30 são considerados obesos.
No entanto, tenha em mente que existem muitos problemas com a escala, que só olha para o peso e altura. Não tem em conta a massa muscular.
Algumas pessoas são naturalmente muito magras, mas ainda saudáveis. Estar abaixo do peso de acordo com esta escala não significa necessariamente que você tem um problema de saúde.
Estar abaixo do peso é cerca de 2-3 vezes mais comum entre meninas e mulheres, em comparação com os homens. Existem várias condições médicas que podem causar perda de peso pouco saudável, incluindo:
Distúrbios alimentares: isto inclui anorexia nervosa, um distúrbio mental grave.
Problemas da tiroide: ter uma tiroide hiperativa (hipertireoidismo) pode aumentar o metabolismo e causar perda de peso pouco saudável.
Doença celíaca: a forma mais grave de intolerância ao glúten. A maioria das pessoas com doença celíaca não sabe que eles têm.
Diabetes: a diabetes não controlada (principalmente tipo 1) pode provocar uma perda de peso grave.
Cancro: os tumores cancerosos queimam muitas vezes grandes quantidades de calorias e podem fazer com que alguém perca muito peso.
Infecções: certas infecções podem causar alguém a ficar gravemente abaixo do peso. Isto inclui parasitas, tuberculose e HIV.