Pênis grande: vou herdar do meu pai ou da minha mãe?

Num mundo aborrecido e homogéneo, os homens de todo o lado teriam o mesmo cabelo, o mesmo corpo, a mesma Pila. E todas as mulheres teriam a mesma forma, e as suas vaginas seriam do mesmo tamanho e cor. Por um lado, seria muito utilitário saber exatamente no que você está se metendo quando as calças de alguém (qualquer um) saem. Por outro lado, não haveria mistério e qual é a piada disso?
Felizmente, não vivemos neste mundo previsível onde, quando se vê um pénis ou uma vagina, se vê tudo, longe disso. O aspecto dos nossos órgãos genitais é determinado por uma variedade de factores, o maior sendo a genética humana, que pode produzir resultados incrivelmente variados, por vezes curiosos.

Mas descobrir quem na sua árvore genealógica você pode agradecer (ou gritar) para o tamanho de seu pênis é muito mais complicado. Claro que herdaste os teus genes da tua mãe e do teu pai, mas os genes deles também são uma mistura dos genes dos pais deles, que são uma mistura dos genes dos pais deles, e assim por diante, que se estendem até quando os primeiros proto-humanos saíram da lama primordial.
Vamos começar do início.
Nas primeiras sete semanas de desenvolvimento fetal, ambos os fetos masculinos e femininos parecem iguais, completos com órgãos sexuais não identificados. Se lhe for dado um cromossoma Y do seu pai, por volta da 8ª semana começará a desenvolver testes e o resto dos componentes dos genitais masculinos, incluindo o pénis. Se, em vez disso, tiveres outro cromossoma X para acompanhar o da tua mãe, terás um conjunto de ovários e genitais femininos. Aquilo com que vais trabalhar para o resto da tua vida é essencialmente determinado neste momento.
Enquanto o pai decide se vais usar um pénis ou uma vagina, o que ganhas do teu lado materno tem uma palavra a dizer sobre como esses genitais vão acabar. “Esta é uma área que não é completamente compreendida, mas muitos genes envolvidos no crescimento do pênis e membros vêm do cromossomo X”, explica Darius Paduch, diretor de saúde sexual e medicina na Weil Cornell. “Os homens têm um cromossomo X e as mulheres dois. Uma vez que os meninos sempre herdam o cromossomo X da mãe e a seleção desse cromossomo X é aleatória, isso pode explicar por que um irmão pode ter herdado genes para um grande pênis de um dos cromossomos X da mãe, mas outro irmão herdou um pênis de tamanho médio do outro.”